Filmes e Documentários



FILME
RESUMO



DRA – 99' – Walter Sales (2001)

Filme inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré, mostra o drama de Tonho, jovem nordestino que vive o amor de sua vida nos 20 dias de vida que lhe restam devido as brigas de família por terrenos, típicas do interior.
O Auto da Compadecida

COM – 104' – Guel Arraes (2000)
As aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem.
O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto


DOC – 78' – Rosemberg Cariry (1986)

Resgate histórico da comunidade do Caldeirão, movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, que organizou um arraial em molde socialista primitivo. A comunidade foi destruída pela polícia cearense e por bombardeio de aviões, deixando mais de mil camponeses mortos. Através de depoimentos e símbolos da cultura popular, o filme faz uma reflexão sobre o poder, a liberdade e a luta pela terra.
O caminho das nuvens


DRA – 85' – Vicente Amorim (2003)

Romão, sua esposa Rosa e mais 5 filhos partem do interior da Paraíba em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro.
O céu de Suely



DRA – 90' – Karim Aïnouz (2006)

Suely (Hermila Guedes) nascida e criada em Iguatu (CE), volta com um filho pequeno de São Paulo, depois de alguns meses vivendo com o namorado na grande metrópole. Abandonada pelo namorado, decide rifar a si mesma para poder viajar de volta para São Paulo.
Cidadão Jacaré


DOC – 53' – Firmino Holanda (2005)

Documentário sobre a história do pescador fortalezense Jacaré e do projeto "It's all true" de Orson Wells, Jacaré viajou de jangada até o Rio de Janeiro para reivindicar a Getúlio Vargas melhores condições trabalhistas nas cooperativas locais. Morreu durante as filmagens do filme.
Cinema, Aspirinas e Urubus


DRA – 90' – Marcelo Gomes (2005)

O ano é 1942. O alemão Johann, fugindo da 2ª guerra mundial vem se refugiar no Brasil, como vendedor de Aspirinas. Em suas viagens pelo sertão nordestino encontra Ranulpho, sertanejo que quer tentar a vida no Rio de Janeiro. Os dois seguem viagem juntos pelos sertão nordestino.
Corisco e Dadá


DRA – 103' – Rosemberg Cariry (1996)

O capitão Corisco, cangaceiro famoso por sua crueldade, valentia e beleza, também chamado de Diabo Louro, rapta menina Dadá, aos 12 anos. Após estuprá-la, faz dela sua mulher e, também, integrante do bando do cangaço. Enquanto isso, Zé Rufino, o chefe da polícia volante, promete a si próprio tornar-se imortal, transformando-se no matador de Corisco, cuja cabeça fora colocada a prêmio pelo governo.



COM/DRA – 106' – Maurício Farias (2005)

Ponciano de Azeredo Furtado é um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina. Para vencer esta batalha, Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações.
Uma Encruzilhada Aprazível



DOC – 52' – Ruy Vsaconcelos (2006)

Documentário realizado na 3ª edição do DOCTV, aborda o contraste entre os moradores da pequena cidade de Aprazível (CE) e o movimento rodoviário
O fim e o princípio



DOC – 110' – Eduardo Coitinho (2005)

Sem roteiro nem pauta pré-definida, o diretor entrevistou sertanejos do interior da Paraíba. O filme conta histórias e contos emocionantes dos moradores locais.
A Guerra de Canudos


DRA – 169' – Sérgio Rezende (1997)

Sob as dificuldades da seca, uma família sertaneja abandona sua propriedade e passa a seguir Antônio Conselheiro em busca de uma vida melhor em Canudos. A filha mais velha, Luiza, se separa da família, que participa da fundação de Canudos. Durante a guerra de destruição de Canudos, Luiza reencontra a família.
O homem de papel
(Volúpia de um desejo)


SUS – 96' – Carlos Coimbra (1976)

Primeiro longa filmado em Fortaleza, teve o objetivo de promover o turismo no Ceará. Não foi lançado para o comercio, foi apenas exibido no Cine São Luis em abril de 76.  Mostra várias cenas na Praia do Futuro, na Praia de Iracema e no Centro. O filme trata da história de Carlos, repórter de um importante jornal de Fortaleza, que passa a ser seguido depois de uma reportagem sobre tráfico de drogas em Fortaleza.
Mandacaru Vermelho


DRA – 78' – Nelson Pereira dos Santos (1961)

História de uma jovem moça (já noiva) no sertão nordestino, que passa a noite com um vaqueiro. Sua família e o noivo iniciam uma perseguição ao casal apaixonado. A moça e o vaqueiro passam a buscar um vigário eremita do sertão para abençoar sua união.
A Padaria Espiritual


DOC – 24' – Felipe Barroso (2006)

O documentário resgata a história da Padaria Espiritual, o mais original e irreverente movimento artístico-literário que aconteceu no Ceará. Mostra o contexto em que o movimento surgiu, como era publicado o jornal "O Pão".

Patativa do Assaré: Ave Poesia


DOC – 82' – Rosemberg Cariry (2007)

Resgate à vida e a obra do poeta sertanejo Patativa do Assaré. Mostra o conteúdo político de suas poesias e seus atos - Patativa utilizava sua poesia e sua cantoria como instrumento de conscientização dos camponeses nordestinos.
Rua da Escadinha, 162


DOC – 20' – Márcio Câmara (2002)

Documentário mostra o acervo do pesquisador e musicólogo Christiano Câmara. Possui depoimentos do próprio Christiano e de sua esposa, Dona Douvina, sobre a música brasileira e sobre a coleção de disco de cera e vinil. 

Fonte:

SILVA-NETO, A.L. Dicionário de Filmes Brasileiros: Longa Metragem, 2ª ed. São Bernardo do Campo-SP: Ed. do autor,  2009, 1151 p.